DETEÇÃO DE INCÊNDIOS

A deteção consiste em descobrir a ocorrência de um fogo e conseguir localizá-lo. Esta pode ser feita através de pessoas ou equipamentos como detetores de incêndio. Caso este equipamento seja automático, então está a ser utilizado um SADI – sistema automático de deteção de incêndios.  Os SADI são essenciais no alerta atempado da ocorrência de um incêndio e, através de avisos sonoros, na evacuação do local. Este é composto por diversos equipamentos, tais como os detetores de incêndios. Existem vários tipos de detetores de incêndios: ópticos, térmicos, etc. Todos têm como principal objectivo detectar o início de um foco de incêndio, alertar e permitir uma intervenção o mais rápida possível, de forma a minimizar a possibilidade de perda de vidas e bens. Mas é necessário saber qual o tipo de detetor que faz sentido em determinada situação ou contexto.

Vejamos as diferenças:

  • Detetores óticos – são sensíveis aos produtos de combustão dispersos por radiação infravermelha e/ou ultravioleta, ou seja, por dispersão luminosa – efeito Tyndall;
  • Detetores térmicos – estão subdivididos em detoteres de temperatura fixe ou detetores termovelocímetros;
  • Detetor de chamas Ultravioleta – para casos em que o incêndio se vai expandir de forma rápida e quase instantânea;
  • Detetor de chamas por Infravermelhos -para casos de fogo aberto e adequandos para incêndios líquidos e gases que não produzem fumo, assim como materiais que contém carbono;

Mas a deteção do incêndio só faz sentido se, após esta, for emitido um aviso, quer seja dirigido aos proprietários/utilizadores do local ou aos bombeiros.Este aviso pode ser feito através de vários equipamentos: sirenes, campainhas, painéis óticos, entre outros.

Vários tios de alarmes para a deteção de incêndios SADIR

Complementando o sistema de deteção de incêndios podem estar agregados sistemas automáticos de extinção de incêndios.

A Metaveiro identifica, desenha e implementa ao Cliente a solução mais adequada para o seu negócio/instituição. A disponibilidade e capacidade da nossa empresa assegura que todos os requisitos operacionais de proteção contra incêndio sejam observados e assegurados. A assistência técnica prestada regularmente pela Metaveiro aos equipamentos de detecção e extinção de incêndios garante que os mesmos estarão em condições de funcionamento, no caso de ocorrência de um incidente, minimizando potenciais perigos.

Estamos ao seu dispor