EXTINÇÕES AUTOMÁTICAS

A Água é o mais natural de todos os agentes extintores e geralmente é disponibilizada em quantidade suficiente a preço razoável. Previne o fumo bem como os poluentes, o seu efeito extintor é baseado na sua capacidade de retenção de calor.

SISTEMA SPRINKLERS

Os sistemas de sprinklers detetam, geram alerta de foco de incêndio e iniciam automaticamente o processo de extinção com água.

O princípio subjacente da extinção seletiva torna o sistema de extinção por sprinklers extremamente eficiente: em caso de incêndio, apenas os sprinklers localizados nas proximidades do foco de incêndio são activados. Imediatamente a extinção por água é efectuada, enquanto que os restantes sprinklers mantêm-se fechados.

A Metaveiro está capacitada e acreditada para desenhar e implementar a solução de extinção mais apropriada às necessidades efectivas do Cliente.

GASES INERTES

Os Sistemas de Extinção por Gases Inertes utilizam gases como Argon e Nitrogénio e o resultado é a redução do conteúdo de oxigénio existente. Os Sistemas de Extinção por Gases Inertes são ideiais para proteger áreas com equipamentos sensíveis e de elevado valor monetário. Em locais onde o uso de água, espumífero ou pó químico como agente extintor não é possível, a utilização de gases é a solução mais indicada. Argon e Nitrogénio são componentes naturais do meio ambiente e não são tóxicos nem condutores de eletricidade.

Vantagens:

  • Excelente efeito extintor em zonas de elevado risco de incêndio;
  • Os gases inertes são não condutores e não libertam resíduos o que faz com que sejam indicados para equipamentos sensíveis e de elevado valor;
  • As quantidades necessárias para a extinção por gases inertes não são tóxicas e, assim sendo, adequadas para usar em áreas com acessibilidade de pessoas;
  • Argon e Nitrogénio são componentes naturais do meio ambiente, ou seja, não contribuem para a destruição da camada de Ozono;
  • Nitrogénio e Argon.

CO2

A extinção através de dióxido de carbono é conhecida pela sua eficácia na rápida deslocação de oxigénio da fonte do incêndio e na alta capacidade em reter o calor. Devido às características do efeito extintor do CO2, os sistemas de extinção de dióxido de carbono, para além de serem eficazes na extinção de incêndio em espaços fechados, também têm a capacidade de proteger instalações abertas.

O dióxido de carbono é um componente natural do meio ambiente e não é condutor elétrico. Os sistemas de extinção de dióxido de carbono requerem espaços de armazenamento para o agente extintor (CO2).

Vantagens:

  • Adequado a instalações fechadas e abertas;
  • Dióxido de carbono é um componente natural do meio ambiente;
  • A extinção por dióxido de carbono não utiliza resíduos e não afecta objetos;
  • O agente extintor CO2 não conduz eletricidade portanto é indicado para proteger componentes de sistemas elétricos;
  • A tecnologia do sistema tem vindo a ser testada ao longo de várias décadas.

NOVEC™ 1230 3M™ E FM200

Novec™1230 3M™ e FM200 são agentes extintores químicos. Estes agentes não são corrosivos nem condutores elétricos portanto são especialmente adequados para proteger espaços que contenham equipamentos elétricos e eletrónicos. Os sistemas Novec™1230 3M™ e FM200 são particularmente adequados para espaços de pequena e média dimensão e os agentes extintores podem ser armazenados de forma compacta.

Vantagens:

  • Estes sistemas têm um excelente efeito extintor em espaços com equipamento eletrónico e elétrico;
  • Não libertam resíduos e podem ser facilmente extraídos do espaço em que são libertados através de sistemas de ventilação.

Sistemas de extinção por espuma são utilizados em espaços que contêm riscos especiais. Durante o incêndio os sistemas de extinção por espuma libertam grandes quantidades de espuma através de monitores, sprinklers ou nozzles. A espuma é aplicada ao material que está em combustão de forma a extinguir o fogo e também impede possíveis reacendimentos.

O sistema de extinção por espuma é adequado para proteger áreas de elevado risco de incêndio tais como líquidos combustíveis ou plásticos. A possibilidade de ajuste dos níveis de densidade de espuma oferece um ótimo efeito de extinção para cada tipo de risco.

Os sistemas de extinção por água nebulizada consistem na dispersão de água, altamente pressurizada, através de sprinklers e nozzles. Este tipo de sistemas é reconhecido pela eficácia na extinção com consumos de água reduzidos. A água que é projetada no foco de incêndio é sobre a forma de pequenas partículas o que resulta num aumento da superfície total abrangida permitindo absorver o calor e evaporar mais rapidamente.  

Estamos ao seu dispor

Contactar