ROUTING

O router é um dispositivo de rede que encaminha o pacote de dados de uma origem para um destino com base nas informações disponíveis no cabeçalho do pacote e na tabela de encaminhamento. Este pode trabalhar na camada de rede do modelo OSI e na camada da internet no modelo TCP/IP. O routing ou encaminhamento é feito através do router através de algoritmos, num software, que decidem qual o melhor caminho para cada um dos pacotes de informação.
O routing pode ser classificado em três tipos:

O static routing também é conhecido como encaminhamento não adaptativo. Neste técnica o administrador da rede adiciona manualmente as rota na tabela de encaminhamento que é utilizada depois pelo router para saber qual o destino de cada pacote. Portanto neste tipo de routing as decisões das rotas utilizadas pelos routers não são tomadas com base na tipologia das redes.

O dynamic routing é também conhecido como encaminhamento adaptativo. Nesta técnica o router, consoante as alterações da tipologia da rede, vai adicionando à tabela as novas rotas de encaminhamento do pacote. Nesta técnica são utilizados protocolos dinâmicos como RIP e OSPF para descbrir novas rotas para chegar a um determinado destino. Se alguma dessas rotas falhar, será feito um ajuste automático para chegar ao destino dos pacotes.

O default routing ou encaminhamento padrão consiste numa técnica em que o router está configurado para enviar todos os pacotes para o mesmo dispositivo sem importar se pertence, ou não, a uma rede específica. Esta técnica é utilizada quando as redes lidam com o ponto de saída único ou quando a maior parte das redes de transmissão querem transmitir a mesma informação para o mesmo dispositivo.

A rota padrão é escolhida no caso de não ser especificada nenhuma rota na tabela de encaminhamento porque, caso seja mencionada uma rota específica, esta é escolhida pelo router em vez da rota padrão.

Estamos ao seu dispor

Contactar