VÍDEO
Videoconferência é exatamente o que as duas palavras que compõem a palavra sugerem: uma conferência por vídeo. Ou seja, existem duas ou mais pessoas que estão conectadas através de câmaras e conseguem ver-se e conversar entre si em tempo real.
Se existem duas câmaras conectadas então o sistema chama-se ponto a ponto. Caso existam mais de duas câmaras conectadas então o sistema tem o nome de multiponto.
Existem também dois modos de funcionamento da videoconferência: o modo VAS (switch ativado por voz) onde a janela de vídeo que fica em destaque é a da pessoa que se encontra a falar ou o modo presença contínua que exibe as janelas de todas as pessoas que têm a câmara conectada.
O sistema de vídeoconferência é muito utilizada para realizar reuniões entre diferentes equipas da mesma empresa, parceiros e clientes ou ações específicas de comunicação interna. Desta forma as equipas não precisam de reservar muito tempo do seu dia para se deslocarem para uma reunião assim como poupam dinheiro no transporte dos colaboradores. Então esta solução reduz os custos e agiliza processos.
Consoante a frequência de uso e o nível de profissionalismo da empresa, existem várias plataformas e equipamentos disponíveis para realizar uma videoconferência. O ideal é procurar serviços e equipamentos adequados a cada contexto. Se o objetivo é realizar videoconferências frequentemente e com alta qualidade de áudio e vídeo então existe a possibilidade de construir salas dedicadas a videoconferências com equipamento de ponta. Se, por outro lado, o objetivo é utilizar este sistema esporadicamente então há a possibilidade de comprar ou alugar um kit básico com câmaras, microfones e cabos.
Se procura recursos ainda mais profissionais e avançados, como agendamento, salas de vídeoconferência personalizadas, gestão de rede de vídeos, maior número de participantes, entre outros, existe softwares oferecidos por empresas para esses efeitos.
A solução para um cenário de Vídeoprojeção não é um produto simples, mas sim composto por um bom processador de vídeo para se conseguir obter o aspeto desejado seja qual for a fonte de imagem. Idealmente devemos ter um conjunto de equipamentos de interligação (cabos e interfaces), um apresentador escalador e um projetor adequado à utilização.
É importante ter em atenção a área disponível para a projeção e o equipamento a utilizar para o efeito. Ou seja, é necessário saber a largura disponível, altura de imagem projetada pretendida e, caso não seja uma projeção planar, a forma volumétrica do alvo a projetar.
Outro fator importante é conhecer as condições ambientais do espaço em que se vai montar o sistema. Neste caso, é importante saber como se comporta a luz ambiente e como esta é provocada, se por meios naturais (janelas/claraboias) ou artificiais (holofotes, follow-spots, outros).
Por fim, mas não menos importante, a tela de projeção é um elemento chave neste sistema. Esta deve acompanhar a qualidade do projetor para que, deste sistema, resulte a melhor imagem possível.
A Tela de Projeção ou Ecrã de Projeção é um dos equipamentos utilizados na tecnologia de uso da imagem.
A Tela de Projeção Retrátil consiste numa tela fosca que pode ser recolhida dentro de um estojo. Esta serve de base para a imagem emitida pelo projetor que se encontra no mesmo compartimento.
Existem também as Telas de Projeção suportadas por tripé e que podem ser deslocadas, não precisando de estar fixas à parede. Este tipo de tela é a mais utilizada, visto que tem a vantagem de ser móvel e fácil de instalar, sendo utilizada por palestrantes em contexto educativo e corporativo.
A Tela de Projeção Elétrica é a mais complexa a nível tecnológico. Esta é acionada, normalmente, por controlo remoto à distância que aciona o motor dentro do estojo e faz com que desenrola automaticamente a tela. Esta tela é muito utilizada a nível educativo ou home cinemas.
Existe, ainda, a Tela de Projeção Elétrica Tensionada que é indicada para quando não há necessidade de instalação acima do forro, sendo a instalação feita ou na parede ou no teto.
A tecnologia de fonte de luz laser está a reinventar a dinâmica do cinema com novos níveis de brilho da imagem, uso de energia, robustez e baixa manutenção.
Os projetores baseados em Laser RB combinam as vantagens de um amplo espaço de cores e saída de imagem brilhante para telas de tamanho médio e maior. Os projetores baseados em laser RGB incorporam o futuro espaço de cores REC2020 fornecendo uma gama mais ampla de cores ricas e naturais que suportam telas de formato grande Premium (PLF) e formato especial.
